A Bontempo
Conheça a Bontempo
Na busca por estabilidade e um futuro promissor, o casal Angela e Thomaso Stedile deixa para trás o seu pequeno negócio na cidade de Rovereto/Itália. A fabricação e a venda de cadeiras dá lugar a uma longa viagem em direção ao sul do Brasil.
A viagem ao Brasil que mudou os rumos da família dura exatos 36 dias. A família Stedile chega, junto do pequeno Francesco e de outros dois filhos, em Nova Trento, uma pequena cidade na serra gaúcha. E no novo endereço, o artesanal também se faz presente: o casal passa a desenvolver atividades agrícolas.
É na cidade de Nova Trento na Serra Gaúcha que Thomaso e Angela, atentos à crescente demanda do mercado, retomam a fabricação de cadeiras. Francesco tem 12 filhos com sua esposa Maria Zili. É Ferdinando, o caçula, quem retoma a atividade, evidenciando o DNA da família.
Em São Marcos/RS, Ferdinando casa-se com Geselmina Manosso e os dois passam a administrar o negócio da família. O casal tem cinco filhos, entre eles Remy Stedile, o mais velho.
Da união de Remy Stedile e Adélia Prebianca nascem Rosmar, Rudimar, Rudinei e Elizete. São eles que carregam, desde cedo, o sonho da família Stedile. Afinal, cresceram acompanhando os passos do pai empreendedor.
Remy inaugura, em São Marcos/RS, a sua fábrica de cadeiras, batizada de Stedile Companhia LTDA e não demora para que seus filhos passem a ajudar nas atividades.
A família Stedile reforça, mais uma vez, que o conceito de materialização de projetos é algo que faz parte do seu DNA. Ao lançar uma linha de móveis de jardim, torna-se a maior indústria brasileira no segmento.
Seguindo a trajetória empreendedora e vitoriosa das gerações passadas, os três irmãos, Rosmar, Rudimar e Rudinei fundam a sua própria empresa de móveis. O nome Bontempo é uma homenagem ao pai e faz alusão aos móveis de jardim fabricado por ele. Nesta época, os produtos comercializados pela marca eram guarda-sóis, almofadas, cadeiras e estantes coloniais.
O sonho dos irmãos em ter uma empresa reconhecida nacionalmente faz com que ocorra a revitalização do portfólio de produtos. Agora, a Bontempo passa a produzir dormitórios e seus produtos são comercializados em lojas multimarcas - tornando-se uma das maiores empresas do setor no país.
A empresa se consolida no mercado de móveis com o lançamento do Free Open. Com conceito inovador de abertura vertical de portas e tecnologia italiana, o produto logo torna-se o carro-chefe da marca.
A Bontempo dá início ao seu sistema de franchising: um modelo empresarial com bases consolidadas e seguras.
A virada do milênio chega com novidades para a marca. A Bontempo lança a sua linha de móveis planejados, complementando as já conhecidas opções Free Open. Com o lançamento, o público da marca também se transforma, voltando-se à classe A.
Crescimento - Sempre visionária em seu segmento, a Bontempo investe em instalações e maquinário com tecnologia de ponta. O objetivo é desenvolver possibilidades e produtos cada vez mais exclusivos.
Foi com um envolvimento intenso, acompanhado de inúmeras pesquisas com clientes, profissionais do mercado e colaboradores, que a Bontempo foi ganhando os contornos de uma marca tão sólida quanto inspiradora. Desse movimento nasceu o novo posicionamento "Espaços Únicos, Possibilidades Infinitas", reforçando o desejo da marca em proporcionar produtos totalmente personalizados.
O parque fabril - espaço destinado à materialização de sonhos e projetos - passa por uma grande renovação: além do maquinário flexível - para adaptar-se ao novo momento da marca -, a Bontempo também reestrutura seus processsos, mesclando tecnologia de ponta com o toque artesanal.
Lançamentos que mudam o mercado: Nada de peças prontas, limitadas ou pré-definidas, a Bontempo lança a sua Linha AVANTI. Opções que atendem às particularidade de cada espaço e oferecem soluções únicas. Isso significa liberdade total de medidas, variação milimétrica em altura, largura e profundidade. Nasce também o Molti Colori, nada menos do que a ampliação definitiva de tonalidades do catálogo, proporcionando ao cliente a criação exata da cor que ele desejar - algo totalmente inovador no segmento moveleiro.
As quatro décadas da marca são comemoradas através de diversas conquistas: a expansão no mercado americano, exposição de produtos no Salão do Móvel de Milão, lançamento da Cadeira Adélia – assinada por Bruno Faucz - em homenagem à história e à trajetória da Bontempo, bem como a celebrada participação na CasaCor SP através do icônico ambiente Le Riad, em parceria com o renomado arquiteto Roberto Migotto.
O novo posicionamento "Expresse seu interior" é a tradução do desejo intrínseco de materializar espaços que contam histórias e reforçam a essência, a diversidade e o estilo de cada um. A Bontempo produz mais do que móveis: ajuda a celebrar a individualidade.
A Bontempo é referência em tecnologia e design, e seu parque fabril é reconhecido como um dos mais modernos do segmento moveleiro no mundo. Uma conquista alcançada graças a inovação em produtos, parceria com grandes nomes da arquitetura e do design e posicionamento que reforça a importância da autoexpressão em todos os projetos.
O cuidado e o respeito por todos os processos é o que faz o diferencial da marca neste mercado. “Nossa paixão pelo mobiliário e a importância dada ao relacionamento com colaboradores, parceiros e clientes fazem com que sejamos incansáveis na busca por extraordinárias transformações – seja no setor moveleiro como também na percepção que temos sobre singularidade. Afinal, se somos ímpares, nossos lares podem e devem refletir tamanha diversidade”, sintetiza Rudimar Stedile, Diretor Executivo da Bontempo.
Essa é a materialização de um sonho que se tornou realidade há mais de 138 anos, ao norte da Itália e através de uma família com DNA moveleiro. Inspirada por desafios, a Bontempo materializa cada projeto de forma a expressar estilos e modos de viver, sem restrições e limitações.
Uma marca incansável na busca pelo novo, pelo inusitado e pelo ousado, sempre curiosa pelas pessoas e pelas tantas formas de viver e ocupar espaços. “Onde a maioria enxerga um pedaço de madeira , nós enxergamos um desafio, onde os outros veem limites nós vemos possibilidades. Somos artistas das máquinas, marceneiros de alta-tecnologia e apaixonados por quem busca refletir suas particularidades em cada detalhe”, explica Rafaela Stedile, Gerente de Mercado da Bontempo .