Roberto Migotto

Roberto Migotto assina Le Riad Bontempo na CASACOR São Paulo 2018

 

Projeto de 600m² se ergue como um marco na história da mostra de décor mais expressiva das Américas, assinado por um dos nomes mais consagrados da arquitetura brasileira em parceria com a Bontempo, expert em mobiliário sob medida.

É quase uma miragem. É preciso respirar bem fundo antes de adentrar os domínios do espaço que Roberto Migotto, em parceria com Bontempo, criou para a 32º edição da CASACOR São Paulo. Em sua 21º participação na mostra (incluindo a edição internacional em Miami), o arquiteto que carrega o status de um dos maiores profissionais de seu tempo, leva à sofisticação ao patamar mais elevado em uma área de 600 metros quadrados de tirar o fôlego.  “A ideia era construir uma espécie de oásis em meio a agitação de uma megalópole ocidental, permeado por grandes referências da arquitetura marroquina, sempre ressaltando a qualidade e o desenho quase artesanal da Bontempo”, comenta o arquiteto.

 

Roberto Migotto e Rosmar Stedile.

 

Assim, o Le Riad Bontempo evoca as tradicionais construções do destino africano que inspirou clássicos do cinema como Casablanca e personalidades como Yves Saint Laurent, propondo um convívio integrado com a natureza e revendo os limites entre “dentro e fora”, em total sintonia com o tema "A Casa Viva" que a mostra adotou para esta edição.

Cosmopolita, avant-garde e original, Migotto é reconhecido por desenvolver ambientes atemporais e humanizados, plasmando diferentes estilos e épocas, com drops autorais. A assinatura característica do arquiteto se faz presente também na marcenaria do projeto, desenvolvida pela Bontempo – expert em mobiliário sob medida de alto padrão, que traz em seu cerne a precisão elegantemente trabalhada da marcenaria italiana. Com história ímpar na movelaria nacional, a empresa traduz nos móveis exclusivos o toque único de Migotto com perfeição, culminando em soluções totalmente personalizados para o Le Riad e suas infinitas possibilidades.

 

Rafaela Stedile, Roberto Migotto, Rosmar Stedile e Ricardo Minelli.

 

Além do traço preciso do profissional, que transpassa por cada detalhe do ambiente, o projeto faz referências às suas andanças pelo mundo e das impressões que trouxe na bagagem. "Estive no Marrocos em 2017 e me encantei pela arquitetura típica das casas marroquinas, com muros gigantes do lado de fora e toda a área da casa voltada para um grande pátio interno. Quis trazer essa inspiração para criar um projeto que promova o convívio", diz.

Esse perfume abarca desde a paleta de cores, composta por tons desérticos como os amarelos queimados, crús, pretos e toques de verde folha nos itens de decoração, até os matizes de tijolos claros. Com direito a um teto de recortes geométricos, executado com maestria pela Bontempo, em uma verdadeira obra de arte, onde a madeira, que também segue um pantone mais suave, é um elemento comum entre todos os ambientes, brotando desde o piso das áreas secas, até a marcenaria e o mobiliário feito sob medida, que aparece com destaque nas áreas do closet, biblioteca e cozinha.

 

A beleza mora nos detalhes!

Responsável por dar as boas-vindas ao Riad, o Hall de entrada exibe um instigante grafismo no piso em granilite. A padronagem se repete em suas variadas formas pelo projeto, como nas portas de correr Muxarabi personalizadas da Bontempo que cercam o living, separando-o da entrada e da biblioteca, além do desenho do painel que percorre todo o estar, em uma solução desenvolvida exclusivamente pela empresa para o projeto, com acabamento em lacca fosca no novo tom de Areia.

 

 

Estes padrões remetem aos tradicionais muxarabis e surgem de forma ousada nos imponentes painéis Tagine no forro do teto da cozinha, que criam um incrível efeito estético e propõem uma iluminação diferenciada e acolhedora. "A Bontempo é conhecida pela excelência de seus móveis feitos sob medida, mas sua expertise, também em soluções de marcenaria, surpreende pela execução e acabamentos impecáveis. Conseguimos traduzir esta atmosfera de forma inusitada e não literal", comenta o arquiteto.

 

 

Na cozinha, os móveis sob medida seguem uma tonalidade clara, no padrão Legno Riscato Nórdico, ressaltando a textura e os veios da lâmina pré-composta de madeira, favorecendo a circulação da luz natural, que adentra o local por meio de grandes janelas de vidro e promove um contato próximo com os elementos vivos, como a oliveira centenária que serve de plano de fundo para a cadeira Adélia, criada pelo designer Bruno Faucz, para celebrar os 40 anos de história da Bontempo. Os toques de cor pontuam detalhes do mobiliário e da decoração, como o acabamento Verde Oásis presente em pontos estratégicos, tais como os módulos laterais dos armários em Laccato, além da grande mesa de jantar em mármore Verde Alpi, que se integra à ilha de preparo das refeições.

 

 

Compondo uma proposta contemporânea no mobiliário, o Living mescla diferentes estampas e texturas, a começar pelo delicado painel Rabat, personalizado pela Bontempo na parede oposta ao pátio, que sustenta uma escultura, do artista plástico Angelo Venosa. No centro, o sofá em veludo verde, contrasta com o mobiliário em tons pastel, repleto de padrões geométricos, que vão das estruturas aos estofados.

 

 

A partir do Living se tem acesso ao espelho d´água no pátio do Riad, que é emoldurado pelo ladrilho hidráulico desenvolvido pelo arquiteto e traz a exuberância da oliveira, mesclada a palmeiras de diversas alturas, no projeto de paisagismo assinado por Luis Carlos Orsini, responsável entre outros feitos, por fazer brotar os jardins do Instituto Inhotim (maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo). Neste ambiente, as tramas do mobiliário de área externa são responsáveis por criar um local perfeito para celebrações e contemplação do oásis.

 

 

O projeto conta ainda com a biblioteca Meknès, onde Migotto mais uma vez demonstra seu talento excepcional em mixar estilos de forma coerente e elegante, materializada pela Bontempo, com prateleiras iluminadas e acabamento em lâmina pré-composta Legno Riscato Miele, que reproduz a naturalidade da madeira e traz detalhes em metal nas bordas, além de uma obra do fotógrafo Isacc Julien. O sofá curvo da Monsieur, remete a um estilo Art Déco, com estampa em animal print e harmoniza com o lustre desenhado exclusivamente pelo profissional.

 

 

O Closet traz toda suntuosidade dos móveis da Bontempo, apresentando o lançamento da linha Dintorni com painéis laterais, teto e costas do armário revestidos pelo acabamento Velluto Visone Liscio, além de portas compostas por vidro refletente bronze na parte superior e a parte inferior revestida pelo padrão Pelle Visone Liscio. As prateleiras da linha Iluminata, além da funcionalidade da luz no closet, receberam acabamento desenvolvido especificamente para o projeto. A bancada da pia em Travertino Silver, recebe duas cubas, também em tonalidade exclusiva, ideais para um casal.

A capacidade de personalização da Bontempo fica ainda mais evidente na materialização do painel Fez com padronagem geométrica exclusiva - também inspirada nos detalhes minuciosos dos Riads marroquinos -  que emoldura a área do banho.

 

No quarto da suíte, uma cama com dossel se apresenta como coração do ambiente, que aliada aos outros elementos como o papel de parede com grafismos, ajudam a compor a atmosfera inspirada no Marrocos.

 

Fotos por: Tuca Reines e Marco Antônio.