ir para o site

Renovação de Residência Brutalista ganha cozinha e adega Bontempo em Brasília

Fique por dentro das notícias e novidades da Bontempo.

Liderado pelo arquiteto Lutero Leme, do estúdio Arquitécnika, em Brasília, a concepção do projeto foi toda pensada para a revitalização de uma residência brutalista, construída em Brasília nos anos 70 e projetada originalmente pelo arquiteto João Filgueiras Lima, Lelé.

Com 1.968m² de área construída em um terreno de 12 mil m², o conceito foi manter o concreto aparente original e a volumetria, criando soluções tecnológicas mais contemporâneas.

Para isso, o estilo e o traço foram mantidos, mas tudo foi repensado. Um grande desafio, tendo em vista o tamanho da casa. Para a nova cozinha, materializada pela Bontempo Brasília, um belíssimo acabamento Molti Colori leva mais vida ao espaço, garantindo que o ambiente dedicado aos preparos também se transforme em um convidativo local de confraternização.

A mesma tonalidade, porém em sua versão alto brilho, também surge na imponente adega e combinada com um delicado acabamento amadeirado.

Com apenas quatro pilares de sustentação, a planta tem dois pavimentos e uma grande estrutura de concreto com uma laje atirantada, o que faz com que a casa se movimente até dois centímetros por dia, dependendo da temperatura ambiente. Essa movimentação foi o ponto de partida para todo o projeto de intervenção, pois os materiais tinham de estar preparados para qualquer dilatação, sem formar rachaduras ou fendas. Para isso, paredes em drywall e esquadrias foram projetadas com sistema flutuante.

Veja mais fotos do projeto:

Fotos: Edgard Cesar

Via ArchDaily Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Galeria

Leia Também