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POP-SE – A Bontempo e o fator humano que faz parte de todos os processos da marca

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Por Allex Colontonio e André Rodrigues

Nesta edição, a POP-SE fez uma imersão em três atos com uma superprodução que começou no parque fabril do label, lá na bucólica São Marcos, Serra Gaúcha, recôndito onde o Brasil é um pouquinho mais europeu por conta das colonizações. do pós-guerra. Também fizemos download no showroom da marca na Gabriel Monteiro da Silva, o eldorado paulistano do design nacional. E culminamos em espaços autorais assinados por dois nomes estelares da neo-arquitetura modernista tupiniquim, representando o fôlego de escolas e gerações distintas: Nildo José, o enfant terrible que mais uma vez reverberou da Casacor SP para o mundo com a sua Casa Olaria, em 2021, totalmente encapsulada pela marcenaria da Bontempo, além dos produtos da marca; e Denise Barretto, a elegante veterana que plantou escotilhas gigantes em seu espaço na Mostra Artefacto.

A exemplo do que Roberto Migotto fez com o inesquecível Le Riad Bontempo, na edição 2018 e que se destacaria como um dos ambientes mais expressivos da história das mostras de décor no Brasil, Denise transbordou conceitos da marca como auto-expressão, arte, high-design e soluções customizadas que, para muitos, pareceriam impossíveis.

Ensaio realizado no espaço “Casa Olaria”, assinado por Nildo José na edição 2021 da CASACOR

“Sempre buscamos oportunidades para nos reinventarmos. Uma empresa que se transforma e se adapta faz parte da nossa cultura. Nossos valores não podem ser apenas uma frase bonita emoldurada num quadro pendurado na parede. Esses valores devem ser verdadeiros, precisam estar alinhados à cultura da empresa. E cultura é algo que a gente cultiva. No nosso caso, com paixão, sofisticação, inovação e respeito. São pilares que orientam as nossas ações dentro e fora da organização. O valor quem cria não é um comitê, uma gerência, um conselho. Os valores precisam ser vivenciados e aprovados por todos que fazem parte da empresa”, conta Rafaela Stedile, mente visionária da atual geração que encabeça a evolução da tradição na Bontempo e defende que o foco e o diferencial da marca estão nas pessoas, e não nos produtos, a partir de uma gestão horizontal onde a voz de todos é válida.

“Uma das coisas mais inovadoras que podemos fazer hoje em dia é ouvir. Quando escutamos, passamos a ver as coisas sob outro ângulo – e aprendemos. A única maneira de inovar, de sair do lugar comum, é acumulando o máximo de experiências e visões. Um grupo restrito, onde todos pensam de modo muito igual, não estimula a inovação. A gente ouve e valoriza o potencial de cada pessoa. Esse sempre foi o nosso diferencial. Isso permite que a inovação ocorra de maneira natural. Todo mundo na Bontempo tem sua voz – as pessoas querem dar ideias, colaborar. Por outro lado, toda nova ideia é um risco, uma exposição. Para ficarmos seguros e confiantes, precisamos ter certeza de que as pessoas ao nosso redor estão abertas ao diálogo. Ouvir é simples – mas é também ousado, porque nem sempre ouvimos aquilo que queremos. Temos que estar abertos ao que não queremos, exatamente para permitir a inovação. Essa total liberdade de expressão é o que torna a nossa empresa inovadora”, defende Rafaela Stedile. É esse coté humano que POP-SE decodifica nos ensaios artísticos exclusivos, tomando a Bontempo como plataforma, inspiração, aspiração, forma e conteúdo. A passagem do tempo – e a percepção da liberdade –, afinal, estão nos olhos de quem vê.

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Direção criativa @Decornautas
Fotografia @victoraffaro
Moda/styling @marciobanfi
Beleza @eurenantavarez
Modelos @beatrizsoussaa_ + @leandrojuliani
Produção @rodrigobraulina + @felippefefo
Equipe Bontempo @rafaelastedile @tinafachini @menazeuski @brunagrison @greici_santini

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