Por Allex Colontonio e André Rodrigues
Nesta edição, a POP-SE fez uma imersão em três atos com uma superprodução que começou no parque fabril do label, lá na bucólica São Marcos, Serra Gaúcha, recôndito onde o Brasil é um pouquinho mais europeu por conta das colonizações. do pós-guerra. Também fizemos download no showroom da marca na Gabriel Monteiro da Silva, o eldorado paulistano do design nacional. E culminamos em espaços autorais assinados por dois nomes estelares da neo-arquitetura modernista tupiniquim, representando o fôlego de escolas e gerações distintas: Nildo José, o enfant terrible que mais uma vez reverberou da Casacor SP para o mundo com a sua Casa Olaria, em 2021, totalmente encapsulada pela marcenaria da Bontempo, além dos produtos da marca; e Denise Barretto, a elegante veterana que plantou escotilhas gigantes em seu espaço na Mostra Artefacto.
A exemplo do que Roberto Migotto fez com o inesquecível Le Riad Bontempo, na edição 2018 e que se destacaria como um dos ambientes mais expressivos da história das mostras de décor no Brasil, Denise transbordou conceitos da marca como auto-expressão, arte, high-design e soluções customizadas que, para muitos, pareceriam impossíveis.

“Sempre buscamos oportunidades para nos reinventarmos. Uma empresa que se transforma e se adapta faz parte da nossa cultura. Nossos valores não podem ser apenas uma frase bonita emoldurada num quadro pendurado na parede. Esses valores devem ser verdadeiros, precisam estar alinhados à cultura da empresa. E cultura é algo que a gente cultiva. No nosso caso, com paixão, sofisticação, inovação e respeito. São pilares que orientam as nossas ações dentro e fora da organização. O valor quem cria não é um comitê, uma gerência, um conselho. Os valores precisam ser vivenciados e aprovados por todos que fazem parte da empresa”, conta Rafaela Stedile, mente visionária da atual geração que encabeça a evolução da tradição na Bontempo e defende que o foco e o diferencial da marca estão nas pessoas, e não nos produtos, a partir de uma gestão horizontal onde a voz de todos é válida.



“Uma das coisas mais inovadoras que podemos fazer hoje em dia é ouvir. Quando escutamos, passamos a ver as coisas sob outro ângulo – e aprendemos. A única maneira de inovar, de sair do lugar comum, é acumulando o máximo de experiências e visões. Um grupo restrito, onde todos pensam de modo muito igual, não estimula a inovação. A gente ouve e valoriza o potencial de cada pessoa. Esse sempre foi o nosso diferencial. Isso permite que a inovação ocorra de maneira natural. Todo mundo na Bontempo tem sua voz – as pessoas querem dar ideias, colaborar. Por outro lado, toda nova ideia é um risco, uma exposição. Para ficarmos seguros e confiantes, precisamos ter certeza de que as pessoas ao nosso redor estão abertas ao diálogo. Ouvir é simples – mas é também ousado, porque nem sempre ouvimos aquilo que queremos. Temos que estar abertos ao que não queremos, exatamente para permitir a inovação. Essa total liberdade de expressão é o que torna a nossa empresa inovadora”, defende Rafaela Stedile. É esse coté humano que POP-SE decodifica nos ensaios artísticos exclusivos, tomando a Bontempo como plataforma, inspiração, aspiração, forma e conteúdo. A passagem do tempo – e a percepção da liberdade –, afinal, estão nos olhos de quem vê.
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Direção criativa @Decornautas
Fotografia @victoraffaro
Moda/styling @marciobanfi
Beleza @eurenantavarez
Modelos @beatrizsoussaa_ + @leandrojuliani
Produção @rodrigobraulina + @felippefefo
Equipe Bontempo @rafaelastedile @tinafachini @menazeuski @brunagrison @greici_santini