ir para o site

Mestres e ícones da arquitetura fotografados em suas próprias casas

Fique por dentro das notícias e novidades da Bontempo.

Oscar Niemeyer, Richard Neutra, Charles e Ray Eames, Frank Lloyd Wright, Le Corbusier… Grandes nomes da arquitetura do século 20 fizeram de suas casas verdadeiras demonstrações de know-how.

Celebrando o Dia Mundial da Arquitetura, nada como um tour virtual para relembrar cinco professores e ícones da arquitetura do século XX fotografados em suas casas: espaços que foram um exemplo vivo de como funcionam e estética. O primeiro deles, Oscar Niemeyer em sua Casa das Canoas, é considerado um dos mais significativos exemplos da arquitetura moderna no Brasil. Construída na Barra da Tijuca, à sombra de um morro sobranceiro à Baía do Rio, o lar foi desenhado por Niemeyer para uso próprio e de sua esposa Annita. Sua arquitetura curvilínea e transparente foi pensada para dialogar com a exuberante natureza circundante. Atualmente aberta ao público, essa maravilha inspirou Michel Hazanavicius para as cenas do filme OSS 117, Perdidos no Rio , ambientado na década de 1960.

FOTO DMITRI KESSEL / THE LIFE PICTURE COLLECTION VIA GETTY IMAGES

Charles e Ray Eames em sua casa em Los Angeles
Situada nas colinas de Los Angeles, a casa do famoso casal celebrou seu 70º aniversário no ano passado. Reconhecida por sua cor primária, este ícone da arquitetura moderna de meados do século 20 foi originalmente projetado por Charles Eames e Eero Saarinen e, em seguida, modificado significativamente durante o processo de construção para aproveitar ao máximo o espaço. Como parte do famoso programa Case Study Houses , a Eames House , localizada no distrito de Pacific Palisadesse, terminou em 1949 e seria habitada pelo casal até sua morte. Hoje é um museu confidencial administrado pela Fundação Eames.

© FOTO DE JOHN BRYSON / GETTY IMAGES

Le Corbusier em seu apartamento em Paris
Localizado perto do Parc des Princes e Roland-Garros, este duplex foi habitado por Le Corbusier durante cerca de trinta anos e foi também o seu atelier-oficina de pintura. Ele morou lá com sua esposa Yvonne Gallis até sua morte em 1965. Localizado nos andares 7 e 8 do edifício Molitor , foi projetado e construído entre 1931 e 1934 por Le Corbusier e seu primo Pierre Jeanneret. Com área de 240 metros quadrados, o apartamento possui quatro áreas com a mesma entrada no sétimo andar. Por um lado, a oficina com os anexos e, por outro, o apartamento composto por uma sala de estar, uma sala de jantar, um quarto com casa de banho e uma cozinha. No andar superior, um quarto de hóspedes e um jardim na cobertura. Atualmente administrado pela Fundação Le Corbusier, pode ser visitado com hora marcada.

© NINA LEEN / THE LIFE PICTURE COLLECTION DA GETTY IMAGES

Frank Lloyd Wright em Taliesin, Wisconsin
Taliesin , ou Taliesin East , perto de Spring Green, Wisconsin, era a casa de verão do arquiteto americano Frank Lloyd Wright ; Taliesin West , sua casa de inverno, ficava em Scottsdale, Arizona. O arquiteto começou a construção em 1911 após deixar sua primeira esposa, Catherine Tobin, e sua casa em Oak Park, Illinois. Taliesin não era apenas sua residência principal e estúdio, mas também uma famosa escola de arquitetura criada na década de 1930 com sua segunda esposa Olgivanna. A escola, que tinha cerca de trinta alunos, permaneceu aberta até junho passado, quando fechou suas portas para sempre. Como sua famosa Casa na Cachoeira ,Taliesin foi listada como Patrimônio Mundial pela Unesco em 2019.

© FOTO DE ALFRED EISENSTAEDT / COLEÇÃO DE IMAGENS LIFE VIA GETTY IMAGES

Richard Neutra em sua casa VDL em Los Angeles
Localizada na Silver Lake Boulevard em Los Angeles, a VDL House é uma das primeiras realizações modernistas do famoso arquiteto. Foi no início da década de 1930 que Richard Neutra comprou o terreno por US $ 10.000 e construiu esta casa de 200 metros quadrados com muitas janelas para apreciar a vista da natureza circundante e móveis funcionais projetados por ele mesmo. Destruída acidentalmente por um incêndio em 1963, foi reconstruída com a ajuda de seu filho Dion, também arquiteto. Lá ele montou seu primeiro escritório de design (que mais tarde se mudou para Glendale Boulevard, a poucos metros de distância) e morou lá até o fim de sua vida com sua esposa e três filhos.

© RALPH CRANE / COLEÇÃO DE IMAGENS LIFE POR MEIO DO GETTY IMAGES

Ícones que jamais serão esquecidos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Galeria

Leia Também