Estocolmo, a cidade onde a decoração e o design de interiores faz parte da vida cotidiana de quase todos os moradores, acaba de celebrar sua Feira de Móveis e Iluminação em uma edição muito especial: o evento bate a sua 70ª edição apresentando as tendências de design escandinavas ao mundo. Para comemorar a marca, a mostra deste ano conta com uma exposição que conta a história do design escandinavo dos anos 50 até os dias atuais. Além disso, a exposição se concentrou em questões ambientais e ecológicas e apoiou jovens talentos na seção Greenhouse, voltada para a sustentabilidade.

E como cereja do bolo, este ano a feira instituiu um novo prêmio, batizado de Born Classic – em colaboração com a casa de leilões Bukowskis, que é um júri composto por Eva Seeman, Henrik Åberg e Jonatan Jahn. O prêmio vai para um novo produto que possui as qualidades necessárias para se tornar um futuro clássico do design. Conheça o vencedor e as outras peças que participaram do concurso:

1. A mesa de café Ettore, vencedora do prêmio

A mesa Ettore , projetada por Åsa Jungnelius para Källemo , foi a vencedora deste prêmio. Esta peça, que combina formas geométricas com efeitos de luz, deslumbrou o júri como uma nova forma interdisciplinar entre arte e design. Cada mesa é pintada individualmente pelo designer e os efeitos de iluminação produzem algo semelhante a um caleidoscópio que muda de cor de acordo com a luz e o ângulo de visão.

2. Cômoda de Matulu Klenell em Laulu 

A empresa Made by Choice apresentou esta cômoda expressivo e imaginativo assinado por Matti Klenell. Feita com materiais produzidos localmente, esta peça tem uma grande personalidade nômade contemporânea que transforma uma pesada peça de mobiliário em algo mais aéreo e escultural. A transparência arquitetônica e os elementos geométricos conferem a este móvel um toque sedutor, alegre e repleto de detalhes.

3. Lâmpada AVS de Anna von Schewen

Com uma expressão refinada, semelhante ao papel, a lâmpada AVS de Anna von Schewen para Bsweden tem um design agradável e que nos remete à atmosfera aconchegante da décor escandinava. Além de atemporal, a peça é adaptável a todos os tipos de design de interiores, sejam eles mais clássicos ou mais vanguardistas.

4. Cadeira de borracha de Thomas Sandell

Com linhas divertidas e confortáveis, a cadeira Thomas Sandell Goma, criada para a Made by Choice, é o elemento perfeito para qualquer contexto contemporâneo. Feita de madeira curvada, esta cadeira é cheia de personalidade e leva ainda mais expressão a qualquer ambiente. Suas cores e formas nos remetem à beleza da nossa Cadeira Adélia, assinada por Bruno Faucz.

5. Chaise Longue Lyra de Andreas Engesvik

Uma peça de mobiliário tradicional em um novo formato: esta é a chaise-longue chamada Lyra, de Andreas Engesvik e editada por Fogia. Um conforto contemporâneo, elegante e polivalente, que pode ser perfeitamente um clássico do futuro. Ou vai dizer que você não imagina essa bela peça em uma casa tipicamente escandinava?

Difícil escolher um favorito!

(Fotos: GUSTAV KAISER)