Em tempos de Dia dos Namorados, sempre é bom lembrar de casais que assinaram seu nome na história com um relacionamento inspirador e, em grande parte dos casos, pouco convencional. Muitos deles, aliás, tornaram-se famosos por uma parceria que ia além da amorosa, como se fossem mais do que um casal, uma dupla profissional. No campo do design, esse raro encontro entre trabalho e amor tem um exemplo perfeito em um de seus principais ícones: Charles & Ray Eames. O encontro entre o arquiteto e a pintora e a forma como sua união revolucionou o design é o tema do documentário Eames: the architect and the painter (2011), que assistimos e aprovamos,como falaremos a seguir.

Ray-and-Charles-Eames-1

Narrado por James Franco e dirigido por Jason Cohn e Bill Jersey, o documentário revela aspectos pouco conhecidos sobre o arquiteto sem licença para atuar e a pintora que raramente pintava. Do início difícil, quando Charles ainda era casado, ao incrível lar que construíram após o sucesso. Com dezenas de entrevistas, o longa também revela métodos de trabalho do casal, tudo baseando em um importante acervo de livros, vídeos, cartas e fotografias produzidas pela equipe durante os 40 anos de trabalho criativo da empresa.

eamesprazeres01

A mensagem que a dupla passa é clara: para que se desenvolva algo de extraordinário, em especial no famigerado mundo do design, é necessário aliar prazer ao trabalho, buscar referências alheias a este universo, ter consciência de que a criatividade está no ar e que a disciplina é importante, divertir-se. Quando o design envolve prazer, as possibilidades de criação são infinitas. Até mesmo um casal quase idoso pode brincar como se estivesse na infância.

eamesprazeres06

O filme mostra de forma bastante clara como a premissa de Charles era aplicada em sua vida: leve seus prazeres à sério. Apaixonados um pelo outro e por sua parceria, a dupla trabalhava 24 horas por dia, sempre se divertindo. Uma bela inspiração para casais, não é?

Confira o trailer: