Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016

Para ampliar ainda mais as possibilidades de solução de projetos, a Bontempo vai anualmente a Milão não somente para visitar os estandes do iSaloni, como também para conhecer tudo que é apresentado nos showrooms das principais marcas internacionais, que transformam seus espaços nos dias do Fuori Salone. As novidades servem de inspiração para o desenvolvimento de novos produtos e, com frequência, chancelam escolhas já adotadas pela Bontempo. Para entender o que esse olhar especializado busca durante o Salão do Móvel de Milão, conversamos com a arquiteta Grasiela Valezi, gerente do Studio Bontempo, que é o setor responsável pela pesquisa, pela criação de coleções e pelos projetos de showroom das nossas franquias.

Bontempo: Quais as principais tendências observadas na mostra principal do iSaloni?

Grasiela: Podemos dividir as tendências em tópicos. A começar pela diversificação: as composições são as mais variadas e contrastantes, com maior diversidade na especificação dos materiais – desde a mistura de acabamentos amadeirados de tonalidades diferentes até a combinação de materiais num mesmo móvel, como vidro, madeira e mármore.

Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016

Também observamos a presença do couro, em móveis totalmente revestidos, com detalhes em pesponto bem marcado, na mesma tonalidade do couro ou de tonalidade diferente, com o propósito de destacá-lo. O mesmo em prateleiras, acessórios internos em gavetas de armários e puxadores, revestidos de forma perfeita, valorizando ainda mais os móveis e os detalhes.

Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016

Outro aspecto é a predominância absoluta da pedra, dando maior sofisticação ao mobiliário, com pedras mais marcadas e nobres, como mármore, principalmente nos móveis soltos como aparadores para jantar, mesas de centro, criado mudo, comodinis e home. Sem dúvida, o mármore foi um dos grandes destaques da feira.

Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016

Da mesma forma que percebemos uma diversidade muito grande de materiais, o mesmo se aplica para cores. Existe uma predominância um pouco maior dos tons terrosos como o telha e tons de verdes mais cítricos, mas as cores do ano da Pantone – Rose Quartz e Serenity – também se fizeram presentes, principalmente nos móveis soltos como poltronas e estofados ou nos detalhes dos móveis. Vale observar que o universo de cores do nosso Molti Colori aparece em várias texturas e com diferentes efeitos.

Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016

Além de tudo isso, a liberdade de formas, em mobiliários com design geométrico, orgânico, com ângulos chanfrados e curvos. Detalhes e bordas chanfradas em portas, prateleiras e tampos. Tudo para conferir movimento e leveza, saindo da forma reta e pura.

Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016

Também observamos armários totalmente transparentes e vidros refletentes na tonalidade bronze, associados à iluminação interna dos armários, dando charme e leveza para o armário.

Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016

B: Na Eurocucina, a mescla de materiais apareceu de forma marcante. Quais as principais combinações e qual o efeito que provocam nos ambientes?

G: Na Eurocucina, a combinação de pedra, madeira e metal foi o grande destaque. A madeira de tonalidade média, muito marcada, com veios e poros bem evidentes, quase sempre é combinada com a cor branca ou preta. O metal, ora está como coadjuvante na estrutura de portas e nas estantes de apoio de bancadas, ora como protagonista, nas frentes de portas e gavetas, fazendo a vez da madeira quando ela não se faz presente. Além do metal propriamente dito, pinturas e materiais que lembram os metalizados também estão presentes nas portas e frentes de gavetas. Já a pedra, sempre nas bancadas, longe das combinações monocromáticas de tom sobre tom, na maioria das vezes é totalmente diferente da tonalidade do móvel, com o intuito de contrastar e marcar presença.

Dessa forma, as cozinhas passaram muito mais aconchego, de modo mais próximo do que é a vida “real”,  e não apenas com efeito de “show” ou “cenário”.  E nesse mesmo sentido, as cozinhas são totalmente equipadas, a maioria das bancadas dispõe de canal equipado ou estantes metálicas acima da bancada com divisões, porta-utensílios e mantimentos que facilitam o uso e a organização desse ambiente. Independente se a cozinha tem uma pegada mais clássica, industrial ou contemporânea, a praticidade e a funcionalidade está sempre presente.

Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016

B: O que chamou atenção no Fuori Salone?

G: O Fuori é um capítulo à parte nessa semana em Milão. Além das exposições temporárias, as lojas se preparam para mostrar o que têm de melhor. Muitas delas, que não estão na feira, deixam os showrooms impecáveis para receber os visitantes. A loja da Boffi, por exemplo, é passagem obrigatória. Referência em cozinhas no mundo, sempre impressiona de alguma forma, e nesse ano não foi diferente, apresentando de modo contrastante a madeira rústica e bem marcada com o metal escuro e o mármore. Além disso, cozinhas com portas que “escondem” totalmente os eletrodomésticos, onde tudo fica oculto e extremamente organizado.

Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016

Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016

B: Por fim, de que forma a Bontempo está alinhada a essas tendências?

G: Nesses dias em que acompanhamos o iSaloni, foi possível comprovar que muito além de seguir uma tendência ou outra, a Bontempo possui produtos e acabamentos que atendem toda essa diversidade, seja através das combinações que são possíveis com uso dos materiais de texturas diferentes – aí entram Laccas e Laccatos do Molti Colori –, e também os amadeirados, que vão desde os tons mais claros até os escuros e com diferentes toques – como no caso dos Spazzolatos, mais marcados, que também foram vistos na feira de forma muito expressiva. Ou ainda através das formas que podem ser executadas com tampos – como os Personalizattos da Bontempo. Ou seja, a Bontempo consegue materializar essas tendências, respeitando todos os estilos e culturas, buscando sempre as melhores soluções de projeto.

Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016

Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016 1 Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016  Studio Bontempo desvenda iSaloni 2016