O final do ano sempre vem acompanhado pela especulação: apaixonados por cores dão seus palpites e esperam ansiosos pela divulgação de qual será a tonalidade que ditará as tendências na moda, no design e na decoração. Pela primeira vez na história, a Pantone lançou duas cores para 2016.

Chamados de Rose Quartz e Serenity (PANTONE 13-1520 & PANTONE 15-3919), os tons são suaves e pastéis. A mistura dos matizes foi escolhida devido ao momento atual em que vivemos. Estamos buscando mais paz, calma e bem estar, um antídoto para afastar as tensões e os problemas do dia a dia.
E a dupla parece fazer bem o seu papel: serenidade, equilíbrio, refletindo conexão e uma sensação calmante de ordem e de paz são algumas das sensações causadas ao observar as duas tonalidades. A combinação predominante também desafia as percepções tradicionais de gênero e de associação cor.

“A seleção dessas cores é bem simbólica; mostra o que está acontecendo em nossa cultura e serve como uma expressão de um estado de espírito e uma atitude. O Rose Quartz é um tom persuasivo, mas suave, que transmite compaixão e um senso de compostura. Já a Serenity é leve e arejada, como o céu azul acima de nós, trazendo sentimentos de alívio e relaxamento, mesmo em tempos turbulentos” – diz Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Mais do que isso: há tempos estamos experimentando o fim dos gêneros (masculino/feminino) no que se refere à moda, que por sua vez, tem impactado as tendências de cores em todas as outras áreas do design. Tal abordagem unilateral da cor coincide com os movimentos sociais em relação à igualdade e fluidez, já que o consumidor usa a cor como uma forma de expressão.

As cores são perfeitas para serem aplicadas em várias superfícies e nos mais diferentes materiais. Elas também são ótimas para serem utilizadas em acabamentos foscos ou com brilho – já imaginou um projeto com a nossa linha Molti Colori nas duas tonalidades?

Inspire-se! 🙂

Via Follow The Colours