Na última edição do iSaloni, a instalação The Walk, assinada pelo arquiteto italiano de renome internacional Michele De Lucchi (confira a nossa visita ao local clicando aqui), surgiu com o intuito de apresentar ideias de projetos que ilustrem a importância de se pensar os espaços corporativos com um olhar diferente: afinal, a tecnologia atual nos permite trabalhar de qualquer lugar, literalmente. Seja em uma cafeteria, no avião ou em uma praça, estar preso ao escritório convencional já é coisa do passado.

Um dos projetos de integração apresentados no SaloneUfficio/Workplace3.0

E alguns já estão levando essa nova perspectiva de trabalho à lugares quase inimagináveis. É o caso do arquiteto Massimo Locatelli, que há tempos estava à procura de um espaço para montar seu escritório em Milão. Depois de visitar inúmeros locais, deparou-se com uma belíssima edificação do século XVI. A Igreja de San Paolo Converso, localizada no centro da cidade, é um monumento de grande magnitude. De 1560 até 1808, quando foi desconsagrada durante a domínio de Napoleão, a igreja abrigou um convento. Em 1932, depois de uma reforma, foi transformada em um estúdio de gravação, por onde passaram nomes como o da cantora lírica Maria Callas.

Abandonada anos depois, por falta de investimentos do Estado, o local ganhou uma nova vida no final do ano passado, graças à criatividade dos arquitetos do escritório CLS. Ampla, espaçosa, vazia e repleta de afrescos, a igreja desconsagrada, com suas incríveis pinturas de anjos e prospectivas barrocas, foi valorizada ainda mais graças à utilização de estruturas de ferro e muito vidro.

A transparência e a leveza predominam, formando uma espécie de gaiola metálica que dá um aspecto contemporâneo à arquitetura barroca existente. Uma escada em ferro preta corta diagonalmente os quatro andares do escritório, um percurso quase angelical em direção ao paraíso. Na galeria subterrânea – a cripta – o espaço é dividido por meio de colunas e utilizado como biblioteca e laboratório. Uma enorme mesa, posicionada no centro, serve como refeitório onde os 60 empregados, entre engenheiros, arquitetos e designers, se encontram para almoçar com a benção de santos e anjos.

13_1140

Incrível, não? Para saber mais sobre as tendências vistas no SaloneUfficio/Workplace3.0, clique aqui.

Via OGlobo & IARC