É chegada a segunda etapa da nossa viagem. Mais tarde, voltaremos a falar do que vimos em Milão, mas ao longo dos próximos dias nossa atenção se dirige ao design escandinavo e à vida de duas cidades: Copenhague e Estocolmo. Como dissemos lá no início desse itinerário, em 2015 decidimos ampliar nossa cobertura, indo além do iSaloni. Vamos aproveitar a proposta da exposição Workplace3.0 de refletir sobre novos estilos de vida – tempo livre e tempo produtivo cada vez mais misturados – para olhar de perto como se dá a convivência das pessoas nas capitais da Dinamarca e da Suécia.

Bontempo em Copenhague e Estocolmo: o melhor do design escandinavo. foto: reprodução

Como foi possível observar em Milão – e como percebemos na nossa vida diária –, vivemos uma época de um fluxo de informações nunca antes visto, que exige abertura para compartilhar conhecimentos. Para que isso ocorra, necessitamos de espaços que favoreçam essas trocas e que permitam novas possibilidades criativas. Quando esses assuntos vêm à tona, é inevitável pensarmos sobre as cidades em que vivemos. Afinal, a rua é por excelência um espaço de troca e de encontro – por mais que muitas vezes não pareça.

Basta observarmos acontecimentos recentes no Brasil e no mundo para nos darmos conta de que os espaços públicos estão, de certa forma, renascendo aos olhos de muita gente. Desde os movimentos de ocupação em Madri, Nova York e Istambul, chegando às manifestações nas cidades brasileiras em 2013, ruas e praças emergem como lugares onde é possível se expressar em busca de novos caminhos.

Nosso objetivo ao longo da cobertura é trazer referências da arquitetura e da decoração de Copenhague e Estocolmo, dois dos principais polos do renomado design escandinavo, e observar como essa preocupação com a beleza e a funcionalidade de peças e ambientes se estende à vida nas ruas e aos modos de convivência dessas cidades.

Bontempo em Copenhague e Estocolmo: o melhor do design escandinavo. foto: reprodução

Como sempre, esperamos inspirar a todos que passam por aqui e que acreditam haver mais possibilidades de vivermos melhor, de forma mais criativa e em harmonia com as pessoas e os espaços a nossa volta. Embarque com a gente aqui no blog, na nossa Fanpage, no Twitter e no Instagram.