unnamed (11)

A feira paulistana Made (Mercado de Arte e Design) ganhou pela primeira vez uma versão internacional. E a ocasião não poderia ser mais propícia para esse debut. A mostra acontece em paralelo ao iSaloni 2015, com a cidade de Milão fervilhando e seus visitantes sedentos por novidades. É claro que a Bontempo deu uma passada pelo belíssimo Palazzo Litta para conferir de perto tudo o que a feira trouxe para a Itália.

IMG_6433

Batizada de MADE A MILANO, a mostra visa contribuir com a visibilidade que o design brasileiro tem obtido nos últimos anos. Aspectos da vida cotidiana são destacados em cada criação e não significam necessariamente repetição ou rotina: o design desses criadores deixa um pouco de lado a preocupação formal e foca-se nos materiais e suas possibilidades. Além disso, a exposição também lança o questionamento: como se manifesta o design brasileiro atualmente? Ora, se por um lado às vezes faltam recursos, investidores e tecnologia, tais ausências são compensadas com a criatividade dos nossos profissionais.

Para a Made, os primeiros designers brasileiros foram as populações nativas. Assim, a mostra tem um quê de volta ao passado, mas com toques contemporâneos surpreendentes, principalmente nos bancos indígenas que pela primeira vez são expostos fora do Brasil. A mostra inclui profissionais já consagrados, como os Irmãos Campana, e jovens talentos que têm tudo para guiar os novos rumos da criação brasileira.

Confira as nossas peças favoritas na mostra:

Poltrona Construtivista – Rodrigo Almeida

www.studiorodrigoalmeida.com

Banco indígena – autor desconhecido

Banco indígena – autor desconhecido

Cômoda Capacho – Fernando e Humberto Campana

www.campanas.com.br

Banco Ariranha – Hugo França

www.hugofranca.com.br

80E8 – Antonia Almeida

www.80e8.com

Banco Sela – Ricardo Graham

www.oebanista.com.br

Poltrona Mar (edição especial) – Rahyja Afrange

www.ra.arq.br

Cadeira Bololo Sucata – Outra Oficina

www.outraoficina.com.br

Serviço de chá – Humberto da Mata

www.humbertodamata.com.br

Poltrona Barranco – Rodrigo Almeida

www.studiorodrigoalmeida.com

Cinto chaise longue – Carol Gay

www.carolgay.com.br

Poltrona Acaú – Sérgio Matos

www.sergiomatos.blogspot.com.br

Brinquedo Labirinto – Roni Hirsch

www.ronihirsch.com

Luminária Sol do Sul – Nicole Tomazi

www.nicoletomazi.com.br

MADE A MILANO tem a curadoria de Waldick Jatobá, que fez a seleção dos expositores com co-curadoria dos designers Bruno Simões e Maria Helena Estrada.