Carregando
 
 
Menu
 

  • iSaloni 2012: 10 tendências em cores

    Mesmo que o branco, o madeira e o preto ainda reinem em muitos dos ambientes do Salão Internacional de Milão, é notável o aumento do uso de cores em quartos, livings, banheiros e principalmente cozinhas. De alguns anos para cá, percebemos o crescimento dessa tendência, que atingiu seu ápice até então na edição deste ano do evento. Na interpretação da arquiteta Grasiela Garbini, do Studio Bontempo, o uso de cores se tornou mais forte após a crise na Europa, em uma tentativa de levar mais alegria aos ambientes. Para o gerente de Franchising da marca, Antenor Zucco, existe uma outra interpretação, também ligada à crise: o design retrô nos puxadores e projetos de cozinha são mais ligados aos custos do que às tendências.

    Mesmo que a explicação seja econômica, ambientes coloridos agradam muita gente — bem como o básico aconchegante dos cinzas, pretos, brancos e madeirados. Separamos 10 das tendências coloridas e monocromáticas vistas esse ano por lá:

    iSaloni 2012: 10 tendências em cores
    Por Antenor Zucco, gerente de Franchising, e Caroline Roggia, arquiteta do Studio Bontempo

    1. Vermelho aparece em diferentes tonalidades, puxando desde o vinho, passando pelo coral até os tons de laranja.

    2. Muitas apostas nos tons acinzentados, com toques de azul petróleo (e, ocasionalmente de tons vivos, abertos e fortes) e bases em marrom e terra.

    3. Grandes sofás em tons neutros na cartela dos cinzas, do grafite ao gelo.

    4. Cores fortes e vivas imprimindo sensação de volta ao passado, estética dos anos 1970.

    5. Cores múltiplas no mesmo projeto criam harmonia entre as tonalidades.

    6. Cor do momento: amarelo em diferentes tonalidades, com destaque para o mais aberto, Giallo, presente no catálogo da Bontempo desde 2011.

    7. Uso de preto e branco remete ao art déco.

    8. Tons de azul apareceram em diversos móveis, desde o Turquese da Bontempo, em alto brilho, até os tons de azul fosco, do petróleo até tons mais claros.

    9. Madeirados aparecem em tons mais claros. Estão menos marcados, mais linheiros.

    10. Branco ainda reina em homes, dormitórios e cozinhas de diversas marcas.

     

    1 Comentário em "iSaloni 2012: 10 tendências em cores"