Apesar de serem profissões consideradas majoritariamente masculinas, as mulheres nunca deixaram de atuar de forma criativa e revolucionária no universo do design e da arquitetura. Transitando entre diversos estilos com extrema personalidade, elas constroem e desconstroem conceitos: criam objetos de desejo, móveis funcionais, grandes prédios, soluções incríveis para cidades e oferecem novas formas de viver – em nossas casas e em espaços públicos. Para celebrar as conquista que já tiveram e as que ainda estão por vir, bem como colaborar com a visibilidade feminina, trazemos uma série de profissionais talentosíssimas e que devem ficar no radar dos apaixonados por interiores.

Confira:

Benedetta Tagliabue

Formada em arquitetura pelo Istituto di Architettura di Venezia e atual diretora da Miralles Tagliabue EMBT, com sede em Barcelona e, desde 2010, em Xangai. Benedetta tem entre seus projetos mais marcantes o Parlamento de Edimburgo, o Parque Diagonal Mar e o mercado de Santa Caterina em Barcelona. Ela também já foi a criadora do Pavilhão Espanhol na Exposição Mundial de Shanghai de 2010, projeto com o qual  venceu o RIBA International.

Carla Juaçaba

Nascida em 1976, no Brasil, Carla Juaçaba formou-se em arquitetura na cidade do Rio de Janeiro, onde tem atuado profissionalmente com projetos de destaque internacional, como a Casa de Santa Teresa, projeto indicado ao Prêmio Mies Crown Hall Americas. Em 2013 ela foi a primeira arquiteta eleita pelo prêmio ArcVision – Mulheres e Arquitetura e  mais recentemente entrou na lista dos participantes da exposição principal da Bienal de Arquitetura de Veneza.

Fernanda Marques

De traço contemporâneo, a paulistana formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo passa por várias áreas: arquitetura, interiores, design de produto, comunicação visual e paisagismo, acumulando prêmios diversos. Iniciou a carreira com o mestre Gian Carlo Gasperini e gerencia atualmente escritórios em São Paulo e Estados Unidos.

Frida Escobedo

Conhecida por trabalhos que buscam ativar espaços públicos, a premiada arquiteta Frida Escobedo foi a segunda mulher, depois de Zaha Haddid, a ser selecionada para projetar o Serpentine Pavilion 2018, em Londres. A mexicana Conhecida por trabalhos que buscam ativar espaços públicos é também a arquiteta mais jovem a ser convocada para projetar o icônico pavilhão.

India Mahdavi

De origem iraniana, India Mahdavi cresceu nos Estados Unidos e mudou-se para a Alemanha antes de chegar à França, onde estudou arquitetura. Ex-braço direito de Christian Liaigre, ela é a mais internacional das decoradoras francesas e tem um estilo único, onde as cores são o elemento principal para ambientes cheio de força e sofisticação.

Kelly Wearstler

Com um notável senso de cor e sem medo de ousar (e acertar) nas proporções, a designer Kelly Wearstler abriu seu estúdio nos anos 1990 e hoje, junto com sua equipe, cria desde brincos até o décor de uma casa inteira, além de comandar um poderoso e-commerce onde vende de tudo by KW. Entre os ambientes assinados por Kelly estão restaurantes, hotéis e casas de celebridades como  Gwen Stefani, Cameron Diaz e Stacey Snider.

Patricia Urquiola

A espanhola de Oviedo – radicada na Itália há mais de 25 anos – tem talento ímpar. Suas criações se destacam em meio a uma enxurrada de lançamentos por sua criatividade e estética inovadora. Extremamente versátil, a arquiteta e designer tem um espectro de atuação muito amplo, sendo capaz de passar de um produto pragmático e quase severo a outro profundamente rico e elaborado.

Aproveite também para seguir as arquitetas, decoradoras e designers que fazem projetos incríveis com a gente! Fique de olho em nosso Instagram para conhecê-las 🙂

 

Fotos: reprodução/divulgação

Fonte: Casa Vogue