Fernando e Humberto Campana inauguraram no último dia 25 de outubro, na Giustini / Stagetti, em Roma, duas novas coleções feitas com com exclusividade para a galeria. Batizadas de Bacteria e Morbido, as obras contam com tapeçarias e mobiliário e exploram diferentes volumes e formas geométricas – nunca deixando de lado as linhas orgânicas já tão características na obra dos brasileiros.

campana brothers   bacteria lamp  7hr 1 - Irmãos Campana: dupla inaugura exposição de obras inéditas em Roma

A fim de aprofundar a investigação do poder hipnótico de um gesto repetido aos montes, as criações, sejam elas bidimensionais ou tridimensionais, evocam diferentes experiências de ilusionismo – geometrias arredondadas, acolhedoras e, de certa forma, zoomórficas, caracterizam, por exemplo, a poltrona ‘Abbraccio’.

campana brothers   abbraccio armchair   ivory  2hr - Irmãos Campana: dupla inaugura exposição de obras inéditas em Roma

Para além dos lançamentos, a exposição quer explorar o processo criativo dos irmãos, tanto em sua unidade, quanto no caráter individual de cada designer. “Fernando e Humberto são pessoas muito diferentes que se separaram apenas para se unir novamente e encontrar um dentro do outro, aquilo que o outro não tinha. Suas experiências, embora opostas, revelaram-se complementares e fluíram para uma poesia comum que é continuamente alimentada pela fantasia, pela diversão, pelo sonho e pelo mundano”, resumem os organizadores que incluíram na mostra desenhos de Fernando.

campana brothers   bacteria carpet  3hr - Irmãos Campana: dupla inaugura exposição de obras inéditas em Roma

campana brothers   bacteria carpet  2hr - Irmãos Campana: dupla inaugura exposição de obras inéditas em Roma

campana brothers   bacteria carpet  1hr - Irmãos Campana: dupla inaugura exposição de obras inéditas em Roma

Figurando entre os principais nomes do design mundial, os irmãos Campana têm suas criações em acervos de alguns dos mais importantes museus do mundo, entre eles o MoMA, de Nova York, o Centre Georges Pompidou, em Paris, e o MAM de São Paulo. Em 2017, uma exposição dedicada à obra da dupla foi apresentada no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Galleria Giustini / Stagetti
Via della Fontanella di Borghese 38, Rome
Em cartaz até o dia 24 de novembro.
+www.giustinistagetti.com

(fotos: Divulgação/Reprodução)