Qual a relação entre café, sustentabilidade e estilo? Tudo! Pelo menos é o que indica a start-up alemã kaffeform. Criada pelo designer industrial Julian Lechner — um inveterado apreciador da bebida —, a marca apresenta ao mercado uma linha de xícaras feitas a partir de resíduos de espressos e até mesmo cappuccinos.

Para viabilizar o projeto, Lechner teve que encontrar a equação perfeita entre fibras vegetais, cafés, grãos de madeira e biopolímeros. O resultado é uma xícara reciclável, feita a partir de recursos renováveis e bem menos poluente do que o plástico. Quase metade dos insumos do produto vêm da coleta feita diretamente pelo designer em suas cafeterias alemãs favoritas.

A produção é executada em um pequeno prédio fabril onde todas as fibras, grãos de madeira e biopolímeros são mesclados. Sob o calor, o material é passado para moldes que formam copos e pires.

O acabamento preto marmorizado de cada xícara é exclusivo e ainda libera um leve cheiro de café. Para além das aparências, as peças criadas são extremamente resistentes, até mesmo à máquina de lavar.

(via DesignBoom)